sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

o evangelho em Jerusalem

passagem_atos_2:14-21
Então Pedro, pondo-se em pé com os onze,
levantou a voz e disse-lhes:
Varões judeus e todo os que habitais em Jerusalem,
seja-vos isto notório, e escutai as minhs palavras.
Pois estes homens não estão embriagados,
como vós pensais,visto que é apenas a terceira hora do dia.

Mas isto é que foi dito pelo o profeta Joel:

E acontecerá nos ultimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espirito
sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão,
os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espirito
naqueles dias, e eles profetizarão.
E mostrarei prodigios em cima no céu, e sinais embaixo na terra,
sangue, fogo e vapor de fumaça.
O sol se coverterá em trevas, e a lua sangue, antes que venha o grande e glorioso

dia do Senhor,e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
passagem_atos2:22-36
Varões Israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno,
varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodigios e sinais,
que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
a este, que foi entregue pelo o determinado conselho e presciência de Deus,
vós matastes, cricificando-o pelas mãos de iniquos;
Ao qual Deus ressuscitou, soltâs ânsias da morte, pois não era possivel
que fôsse retido por ela; Porque disse Davi : Sempre está diante de mim
o Senhor, porque está a minha direita, para que eu não seja comovido;
Por isso se alegrou o meu coração, e a minha lingua exultou; e ainda
a minha carne há de repousar em esperança; Pois não deixarás a minha alma no Hades,
nem permitirás que o teu Santo veja a corrupçâo; Deus ressuscitou a êste Jesus, do que todos nós somos testemuhas. De sorte que exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do
Pai a promessa do Espirito Santo, derramou isto que vós agora vêdes e ouvis. Porque Davi não subiu
aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te á minha direita,
até que ponha os teus inimigos por escabêlo de teus pés.
Saiba, pois, com certeza tôda a casa de Israel que êsse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fêz Senhor e o Cristo.
passagem_atos_2:37-47
 ____A formação da primeira igreja do reino_______
E ouvindo êles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e os demais apostolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão  dos pecados; e recebereis o dom do Espirito Santo;
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe; a tantos quatos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração pervesa.
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quâse três mil almas; E preserveravam na doutrina (biblica) dos apostolos, e na comunhão(convivio cristão), e no partir do pão, e nas oraçôes    (a Deus).
E em toda a alma havia temor(a Deus), e muitas maravilhas e sinaias se faziam pelos apostolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e fazendas, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister (necessidade).
E, preservando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão  em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o pôvo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aquêles que se haviam de salvar.

______________________________________

ver - o nôvo nascimento ... de Deus
________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário